>
Esse método promove e facilita a reação dos mecanismos neuromusculares por meio de estimulação de proprioceptores corporais, presentes no sistema nervoso, ossos, músculos e articulações.
Os princípios fundamentais do método Kabat são:
Método de tratamento global: cada tratamento é direcionado para o ser humano como um todo, e não para o problema ou segmento corporal específico;
O enfoque terapêutico é sempre positivo, além disso, reforça e utiliza o que o paciente pode fazer física e psicologicamente;
O objetivo primário de todo tratamento é fazer com que o paciente consiga alcançar o seu mais alto nível funcional.
Os exercícios são baseados no padrão natural e funcional dos movimentos espirais e diagonais exercidos pelos indivíduos. Esse sentido de movimento é semelhante aos movimentos realizados nos esportes e nas atividades diárias, estando em harmonia com a disposição em espiral e rotatória do sistema músculo-esquelético. Durante o tratamento, o membro é estimulado a mover-se em bloco onde os músculos atuam em conjunto e seguem o sentido diagonal. Essa abordagem promove melhor aproveitamento de energia e desempenho dos músculos responsáveis pela realização do movimento, coordenação, controle muscular (concêntrico e excêntrico) e um aumento da resistência tendo como consequência diminuição dos efeitos de fadiga.
É um método muito utilizado no tratamento das afecções da coluna por envolverem diretamente o tronco e promoverem o aperfeiçoamento da força, coordenação e equilíbrio.
Assim, através do trabalho de estabilização de tronco, com melhor alinhamento da postura e harmonia das curvaturas da coluna vertebral, obtém-se um melhor aproveitamento energético e rendimento do trabalho muscular resultando em "ótima" performance para realização das atividades de vida diária e recreativa.
Publicado em 24/07/13 e revisado em 06/11/19
Nenhum comentário:
Postar um comentário