>

O método Kabat (Facilitação neuromuscular proprioceptiva) é mais do que uma técnica. É uma filosofia de tratamento e a base desta filosofia está no conceito de que todo ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiência, tem um potencial ainda não explorado.
As técnicas de FNP baseiam-se principalmente na estimulação dos proprioceptores para aumentar a demanda feita ao mecanismo neuromuscular, para obter e simplificar suas respostas. A importância dos proprioceptores, em particular do fuso muscular, foi reconhecida como um fator-chave na facilitação da contração dos músculos.
Baseado nesta filosofia, certos princípios são básicos para o método:
- Qualquer ser vivo possui um potencial e para se desenvolver este potencial é oferecer uma demanda.
- Cada indivíduo é considerado como um todo, integrando estímulos sensoriais, motores e psicológicos, por isso todo o tratamento deve ser direcionado ao ser humano, e não a um problema específico.
- A demanda sobre o paciente é orientada funcionalmente durante o tratamento.
- Se o paciente tem sucesso, acaba esforçando-se mais.
- O tratamento é iniciado no nível funcional do paciente, progredindo para atividades mais complexas.
- São utilizadas atividades que acompanham a sequência do desenvolvimento motor normal.
- O ser humano não se movimenta em plano reto, mas num movimento tridimensional.
- Respeitar o tempo do movimento.
- Atingir a resposta máxima é a forma mais eficaz de alcançar consciência, força, coordenação e endurance.
- A repetição da resposta é utilizada para aumentar ou promover e manter a aprendizagem motora.
Didaticamente o método se divide em processos básicos que fornecem ao terapeuta ferramentas necessárias para ajudar seus pacientes a atingir uma função motora eficiente. Essa eficiência não depende necessariamente da colaboração do paciente e esses procedimentos são usados para: aumentar a habilidade do paciente em mover-se e permanecer estável, guiar o movimento com a utilização de contatos manuais adequados e de resistência apropriada, ajudar o paciente a obter coordenação motora e sincronismo, aumentar a histamina do paciente e evitar a fadiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário