Decorrente de um AVE, é comum o aparecimento de hemiplegias ou hemiparesias no hemicorpo oposto ao local da lesão cerebral, resultando na perda de tónus muscular e, consequentemente, no desenvolvimento de um estado de flacidez que ocasiona a perda de capacidades motoras imprescindíveis nas atividades do cotidiano.
É frequente que após esta fase ocorra um quadro de hipertonia, sendo comum o aparecimento de padrões espásticos.
Assim, e por forma a maximizar a capacidade funcional, o processo de reabilitação deve ser induzido desde o início, avaliando estratégias de tratamento de acordo com o nível de disfunção presente.
Salienta-se, então, a importância para a introdução de atividades básicas alternadamente repetidas, como o trabalho em decúbito dorsal ou ventral, para preparar o paciente para a execução de tarefas mais complexas que requerem uma grande capacidade de coordenação e equilíbrio. Todo este trabalho está integrado no conceito de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF), que visa gerar o movimento funcional por meio da facilitação, inibição, fortalecimento e relaxamento muscular.
Com base num dos princípios da PNF, a aplicação de técnicas no hemicorpo integro, através do tratamento indireto, vai resultar num restabelecimento do lado lesado. Após a estimulação ao lado não afetado, o cérebro vai reagir, transmitindo impulsos ao membro contralateral comprometido, iniciando-se assim, a ativação muscular e, posteriormente, a recuperação global.
As vantagens desta técnica assentam na recuperação da amplitude do movimento, reforço do membro afetado e melhoria da coordenação através de exercícios que visam a simetria do tronco, nomeadamente o rolar, gatinhar, sentar, transferências de deitado para sentado ou de sentado para de pé.
Assim, a PNF intervém de forma eficaz e satisfatória na reabilitação de pacientes com disfunções ao nível do Sistema Nervoso Central, pois tem por base as etapas do desenvolvimento motor, permitindo ao paciente neurológico uma recuperação plena
Nenhum comentário:
Postar um comentário