>
O Kabat pode ser utilizado em diversas patologias, porém em pacientes neurológicos os seus resultados são ainda mais satisfatórios pois além de ajudar no ganho de força e alongamento muscular, a técnica auxilia no controle do tônus muscular, equilíbrio, coordenação, sinergia muscular e aprendizado motor.
O Kabat é funcional para pacientes com lesões do neurônio motor superior acompanhada de espasticidade, porém também pode ser utilizado para iniciar contração muscular em casos de lesão periférica e fraqueza muscular de qualquer etiologia.
O Kabat é funcional para pacientes com lesões do neurônio motor superior acompanhada de espasticidade, porém também pode ser utilizado para iniciar contração muscular em casos de lesão periférica e fraqueza muscular de qualquer etiologia.
O método Kabat está incluído no grupo de facilitação neuromuscular proprioceptiva e foi desenvolvido pelos norte-americanos Herman Kabat, médico, e Margaret Knott, fisioterapeuta, entre os anos de 1946 e 1951.
Inicialmente o Dr. Herman Kabat, ainda na década de 40, começou com o termo "facilitação proprioceptiva". Em 1954 Dorothy Voss adicionou a palavra "neuromuscular" para formar a expressão que conhecemos hoje: Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP).
Acesse o blog da Fisioterapia
O conceito do Dr. Kabat para FNP surgiu da sua experiência como médico e neurofisiologista. Seu objetivo era desenvolver um método de tratamento que empregasse resistência manual que permitisse aos clínicos analisar a avaliar os movimentos o paciente, ao mesmo tempo que facilitasse estratégicas mais funcionais.
Originalmente esse método foi utilizado para tratar pacientes com poliomielite. Em 1946, o Dr. Herman Kabat, junto com o industrial Henry J. Kaiser, fundou os Institutos Kaiser-Kabat, em Washington, em 1948 em Vallejo e em um terceiro, em 1950 em Santa Mônica. Um os objetivos dos institutos era conduzir pesquisas medicas para desordens neuromusculares.
O Dr. Herman Kabat aplicou os princípios da neurofisiologia, baseando-se no trabalho de Sherrington, ao tratamento de paralisia secundária, poliomielite e esclerose múltipla.
Uma outra influência para o desenvolvimento da técnica veio dos trabalhos de sua irmã Elizabeth Kenney, uma enfermeira australiana que trabalhava com pacientes de poliomielite por meio de atividades de estiramento e fortalecimento específicas. Nessa época essas atividades eram consideras alternativas ao tratamento convencional e não apresentavam fundamentos sólidos.
O Dr. Herman então integrou as técnicas manuais de sua irmã Kenney com as bases neurofisiológicas de Sherrington de indução sucessiva, inervação e inibição recíproca e o fenômeno da irradiação.
Em 1951, o Dr. Herman e a Dra. Margaret Knott estabeleceram padrões das diagonais e variações técnicas e então não se desenvolveram novas técnicas desde então.
Porém atualmente o método é utilizado para o tratamento de inúmeras doenças neurológicas e ortopédicas.
Em 1956 foi publicado o livro Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva: Modelos e Técnicas, escrito por Maggie e Dorothy.
Objetivo do Método Kabat
O objetivo do método Kabat é promover um movimento funcional por meio da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares.Através da realização desse movimento funcional o método Kabat é capaz de favorecer a contração muscular voluntária, controlar o tônus muscular, promover alongamento e fortalecimento muscular, melhorar a resistência, promover equilíbrio entre os músculos agonistas, antagonistas e sinergistas, melhorar a coordenação motora e estimular o aprendizado de padrões funcionais de movimento.
Esses procedimentos básicos para facilitação oferecem ao terapeuta o que é necessário para ajudar seus pacientes a atingir uma função motora eficiente, como:
- Aumentar a habilidade do paciente em mover-se e permanecer estável
- Guiar o movimento com a utilização de contatos manuais adequados e resistência apropriada
- Ajudar o paciente a obter coordenação motora e sincronismo
- Aumentar a capacidade do paciente e evitar a fadiga
Nenhum comentário:
Postar um comentário