Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva – FNP é mais que uma técnica, é uma filosofia de tratamento. A base desta filosofia está no conceito de que todo ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiências, tem um potencial ainda não explorado (KABAT,1950). Baseados nesta filosofia, certos princípios são básicos para o método:
- O enfoque terapêutico é sempre positivo, reforçando e utilizando o que o paciente pode fazer, em nível físico e psicológico.
- O objetivo primário de todo o tratamento é facilitar o paciente a alcançar seu mais alto nível funcional.
- FNP é uma abordagem global: cada tratamento é direcionado para o ser humano como um todo e não para um problema especifico ou um segmento corporal.
O objetivo do método Kabat é promover um movimento funcional por meio da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares.
Através da realização desse movimento funcional o método Kabat é capaz de favorecer a contração muscular voluntária, controlar o tônus muscular, promover alongamento e fortalecimento muscular, melhorar a resistência, promover equilíbrio entre os músculos agonistas, antagonistas e sinergistas, melhorar a coordenação motora e estimular o aprendizado de padrões funcionais de movimento.
Esses procedimentos básicos para facilitação oferecem ao terapeuta o que é necessário para ajudar seus pacientes a atingir uma função motora eficiente, como:
- Aumentar a habilidade do paciente em mover-se e permanecer estável
- Guiar o movimento com a utilização de contatos manuais adequados e resistência apropriada
- Ajudar o paciente a obter coordenação motora e sincronismo
- Aumentar a capacidade do paciente e evitar a fadiga
Nenhum comentário:
Postar um comentário