quinta-feira, 8 de março de 2018

Kabat ajuda a melhorar equilibro e tônus muscular


>






A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva – FNP é mais que uma técnica, é uma filosofia de tratamento. A base desta filosofia está no conceito de que todo ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiências, tem um potencial ainda não explorado (KABAT,1950). Baseados nesta filosofia, certos princípios são básicos para o método:

  • O enfoque terapêutico é sempre positivo, reforçando e utilizando o que o paciente pode fazer, em nível físico e psicológico.
  • O objetivo primário de todo o tratamento é facilitar o paciente a alcançar seu mais alto nível funcional.
  • FNP é uma abordagem global: cada tratamento é direcionado para o ser humano como um todo e não para um problema especifico ou um segmento corporal.

A aplicação do método pode favorecer a contração muscular voluntaria, o controle do tônus, o alongamento e o fortalecimento muscular, a melhora da resistência e do condicionamento físico, o equilíbrio, a coordenação motora e o aprendizado de padrões de movimento funcionais.

A FNP se baseia num trabalho de fortalecimento neuromuscular auto-induzido. Nesse processo as reações do mecanismo neuromuscular são melhoradas, através de estimulação dos proprioceptores.. A utilização de movimentos complexos é baseada nos princípios da estimulação máxima do aparelho neuromuscular com o auxílio adicional de movimentos diagonais e espirais associados à flexão, adução, abdução, rotação externa e interna. Os receptores musculares e articulares são elementos importantes na estimulação do sistema motor. O alongamento por FNP se caracteriza por envolver duas ou mais fases no qual há alternância de exercícios ativos e passivos, objetivando conseguir um grau de amplitude articular maior do que o habitual, à custa do relaxamento da estrutura contrátil muscular.

A FNP fornece auxílio no aumento da base de sustentação corporal, consequentemente melhorando a marcha através do aumento da fase de apoio e de balanço, gerando uma melhora no aprendizado motor, na coordenação e propriocepção, e garantindo assim um equilíbrio maior durante a marcha.

Por isso, a FNP é um ótimo recurso para se basear em exercícios terapêuticos que utilizam diversos mecanismos facilitadores com a finalidade de promover e/ou melhorar a contração muscular, a coordenação, o equilíbrio e o relaxamento muscular.

Desta forma, pacientes geriátricos ou nos pacientes afetados por alguma desordem neurológica como, acidente vascular encefálico, doença de Parkinson, esclerose múltipla, paralisia facial, lesões cerebelares, traumatismo craniano, lesão medular, Alzheimer, lesões periféricas entre outras, podem se beneficiar com o tratamento utilizando o método Kabat.




  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)


  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário