segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Vantagens do Kabat no AVE


>






O AVE é considerado um importante problema de saúde pública no mundo, suas consequências podem ser de grande impacto, gerando enormes demandas de recursos em diagnóstico, tratamento e reabilitação, considerado, uma das principais causas de internações e mortalidade, onde sua incidência aumenta drasticamente com a idade

Decorrente de um AVE, é comum o aparecimento de hemiplegias ou hemiparesias no hemicorpo oposto ao local da lesão cerebral, resultando na perda de tónus muscular e, consequentemente, no desenvolvimento de um estado de flacidez que ocasiona a perda de capacidades motoras imprescindíveis nas atividades do cotidiano.

É frequente que após esta fase ocorra um quadro de hipertonia, sendo comum o aparecimento de padrões espásticos.

Assim, e por forma a maximizar a capacidade funcional, o processo de reabilitação deve ser induzido desde o início, avaliando estratégias de tratamento de acordo com o nível de disfunção presente.

Salienta-se, então, a importância para a introdução de atividades básicas alternadamente repetidas, como o trabalho em decúbito dorsal ou ventral, para preparar o paciente para a execução de tarefas mais complexas que requerem uma grande capacidade de coordenação e equilíbrio. Todo este trabalho está integrado no conceito de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF), que visa gerar o movimento funcional por meio da facilitação, inibição, fortalecimento e relaxamento muscular.

Com base num dos princípios da PNF, a aplicação de técnicas no hemicorpo integro, através do tratamento indireto, vai resultar num restabelecimento do lado lesado. Após a estimulação ao lado não afetado, o cérebro vai reagir, transmitindo impulsos ao membro contralateral comprometido, iniciando-se assim, a ativação muscular e, posteriormente, a recuperação global.

As vantagens desta técnica assentam na recuperação da amplitude do movimento, reforço do membro afetado e melhoria da coordenação através de exercícios que visam a simetria do tronco, nomeadamente o rolar, gatinhar, sentar, transferências de deitado para sentado ou de sentado para de pé.

Assim, a PNF intervém de forma eficaz e satisfatória na reabilitação de pacientes com disfunções ao nível do Sistema Nervoso Central, pois tem por base as etapas do desenvolvimento motor, permitindo ao paciente neurológico uma recuperação plena



  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)


  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário