segunda-feira, 28 de dezembro de 2020

Kabat sendo aplicado na Fisioterapia Gerontológica


>







A Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva – FNP é mais que uma técnica, é uma filosofia de tratamento. A base desta filosofia está no conceito de que todo ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiências, tem um potencial ainda não explorado (KABAT,1950). Baseados nesta filosofia, certos princípios são básicos para o método:

  • O enfoque terapêutico é sempre positivo, reforçando e utilizando o que o paciente pode fazer, em nível físico e psicológico.
  • O objetivo primário de todo o tratamento é facilitar o paciente a alcançar seu mais alto nível funcional.
  • FNP é uma abordagem global: cada tratamento é direcionado para o ser humano como um todo e não para um problema especifico ou um segmento corporal.
O processo de envelhecimento promove mudanças fundamentais relacionadas
com a idade que obedecem a quatro condições: redução da funcionalidade;
estabelecimento gradual e progressivo; não estar relacionada a fatores extrínsecos; e universalidade. A velocidade dessas transformações e a extensão do declínio variam muito entre os diversos tecidos e funções, como também variam de indivíduo para indivíduo, confirmando assim as particularidades do processo de envelhecimento biológico.

A facilitação neuromuscular proprioceptiva é uma abordagem de exercícios
que combina padrões de movimentos diagonais com base funcional e técnicas de facilitação neuromuscular para promover respostas motoras e melhorar o controle e a função neuromuscular, a qual pode ser usada para desenvolver força e resistência muscular à fadiga; facilitar a estabilidade, mobilidade e os movimentos coordenados.

Além disso, desenvolve o nível físico e psicológico do paciente, facilitando, portanto, o alcance do mais alto nível funcional do mesmo. Essa técnica utiliza
se de contrações concêntricas, excêntricas e estáticas, combinados com resistência propriamente graduada e procedimentos facilitadores adequados, todos ajustados para atingir as necessidades de cada paciente. Como trabalha com aspectos tão importantes, acaba potencializando características que os idosos precisam para ter uma melhor condição física.

Para finalizar, a Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) é um método idealizado pelo Dr. Herman Kabat na década de 50, desenvolvido com base nos conceitos neurofisiológicos, que visa enviar informações aferentes ao sistema nervoso central, originadas de receptores especializados, os mecanorreceptores, com outros receptores proprioceptivos localizados nas articulações, tendões e nos músculos. Os sinais são interpretados e a estimulação desses receptores resulta na sensibilidade proprioceptiva e na estabilização muscular reflexa, e assim acelerar a funcionalidade, tão importante quando pensamos em fisioterapia em idosos.

Até a próxima!


  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)


  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário