segunda-feira, 25 de março de 2019

Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva em neonatos e lactentes


>




 

Todas as etapas do desenvolvimento motor de uma criança têm como objetivos fundamentais o alongamento, ativação muscular e o desenvolvimento da conformação articular, principalmente da cabeça do fêmur no acetábulo (quadril). No neonato, o acetábulo cobre apenas 1/3 da cabeça do fêmur, sendo que ao longo da maturação e crescimento, forças de tração (muscular e da gravidade) contribuem para sua estruturação e desenvolvimento (para cobrir 2/3 da cabeça do fêmur).

Todas essas considerações ocorrem naturalmente no desenvolvimento motor típico da criança a termo, sem intercorrências. Em recém nascidos que nascem prematuramente e/ou associado à intercorrências, como asfixia neonatal, leucomalácia periventricular ou hemorragia peri-intraventricular, podem apresentar atrasos no desenvolvimento, bem como retardo na formação da articulação do quadril, limitando ainda mais a aquisição e manutenção de atividades motoras.

Uma das técnicas que podem ser usadas para otimizar o desenvolvimento articular do quadril, bem como a execução de atividades motoras, como sentar, engatinhar e andar, é o Método de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (PNF) ou Método Kabat. Ele foi originalmente descrito para adultos, porém os princípios da irradiação, contato manual do terapeuta, posição corporal do paciente, tração e aproximação, e estiramento muscular podem ser utilizados.

Um exemplo de aplicação é o uso da diagonal funcional de membros inferiores para tracionar a articulação do quadril, produzindo um reflexo de contração (ativação) muscular de modo a produzir forças de tração para conformar a cabeça do fêmur no acetábulo. Além disso, facilita a mudança de decúbito dorsal para lateral (virar de lado)

Conheça a Maratona de Neonatologia

Essa sequência de aulas, a Maratona de Neonatologia, foi pensada para que o aluno consiga compreender as necessidades específicas do atendimento ao paciente neonatal no que tange a: principais distúrbios respiratórios do neonato, oxigenoterapia e quais as principais características e também a estimulação sensório motora na UTI neo. Clique aqui e saiba mais!


  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)


  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário