terça-feira, 16 de junho de 2020

Hérnia de Disco Lombossacral e o Kabat


>







Para entender o que é uma hérnia de disco, é necessário primeiro compreender o significado da expressão. A palavra "hérnia" se refere a um fluido que saiu do seu local de origem, enquanto a palavra "disco" se refere ao disco intervertebral, localizado na coluna.

O disco intervertebral é uma estrutura cartilaginosa que guarda em seu centro o núcleo pulposo (um líquido gelatinoso que tem um formato oval). Quando esse disco é danificado, ficando com rompimentos ou fissuras, o núcleo perde seu formato original e sai por essas aberturas. E a esse acontecimento, damos o nome de hérnia de disco.


Exercícios de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) são projetados para aumentar a resposta neuromuscular estimulando mecanismos proprioceptores baseando-se na aplicação de movimentos em diagonais, nos quais se consegue contração alternada de músculos agonistas e antagonistas, e tem como objetivo melhorar (facilitar) o desempenho do sistema neuromuscular pela estimulação de proprioceptores musculares e articulares, utilizando ainda técnicas de irradiação de força muscular.

O método de FNP representa uma possibilidade terapêutica para o tratamento de indivíduos com diagnóstico de hérnia de disco e quadro de lombociatalgia persistente, e parece apresentar-se como boa possibilidade para a reabilitação destes pacientes, especialmente na abordagem da dor e funcionalidade. Especificamente, programas de FNP que enfatizem trabalho de musculatura de tronco parecem ser adequados para a reabilitação funcional nesta população. Entretanto, a análise dos resultados, ainda que favorável ao tratamento, não demonstrou significância estatística. Dessa forma, novos estudos devem ser realizados com tamanho de amostra adequado para que os resultados aqui encontrados sejam corroborados ou contraditos.




  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)


  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário