segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Kabat na hérnia de disco lombossacral


>







A lombociatalgia pode resultar da irritação ou compressão das raízes nervosas na parte inferior da coluna, na maioria das vezes a quinta raiz lombar ou a primeira sacral irritada por uma hérnia de disco. Caracteriza-se como dor ciática a irradiação para o membro inferior (es) ao longo da distribuição do nervo ciático geralmente relacionado a uma pressão mecânica e/ou inflamação das raízes nervosas lombossacrais. Mas como podemos tratar a hérnia do disco lombossacral usando o Kabat?

 Para começar é importante saber que o Kabat/FNP é um conceito de tratamento e sua filosofia baseia-se na ideia de que todo ser humano, incluindo aqueles portadores de deficiências, tem potencial existente não explorado (Kabat, 1950).   O objetivo do método Kabat é promover um movimento funcional por meio da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares.

Estudos neurofisiológicos têm ligado o desenvolvimento da dor na região lombar da coluna vertebral com distúrbios nos mecanorreceptores e provavelmente prejuízo dos centros de propriocepção superior. Portanto, programas de exercícios com objetivo de melhorar a propriocepção podem trazer benefícios ao tratamento destes pacientes.

Exercícios de Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva (FNP) são projetados para aumentar a resposta neuromuscular estimulando mecanismos proprioceptores baseando-se na aplicação de movimentos em diagonais, nos quais se consegue contração alternada de músculos agonistas e antagonistas, e tem como objetivo melhorar (facilitar) o desempenho do sistema neuromuscular pela estimulação de proprioceptores musculares e articulares, utilizando ainda técnicas de irradiação de força muscular.

A aplicação correta da técnica consiste na utilização de todos os processos básicos, porém em pacientes neuromusculares, dificilmente poderemos utilizar o método como um todo em função do déficit de força muscular, fadiga e demais complicações. No entanto, alguns processos básicos são úteis ao treino de coordenação e manutenção de força, estabilidade de tronco, realização de trocas posturais, entre outros.

O fisioterapeuta deve realizar a escolha e o uso dos processos básicos mais adequados a cada caso. Também podemos associar processos básicos de FNP com cinesioterapia convencional, por exemplo, utilizar o padrão de facilitação, contatos manuais estímulo e reflexo de estiramento com exercícios ativo-assistidos.

O método de FNP representa uma possibilidade terapêutica para o tratamento de indivíduos com diagnóstico de hérnia de disco e quadro de lombociatalgia persistente, e parece apresentar-se como boa possibilidade para a reabilitação destes pacientes, especialmente na abordagem da dor e funcionalidade. Especificamente, programas de FNP que enfatizem trabalho de musculatura de tronco parecem ser adequados para a reabilitação funcional nesta população.

Tenho uma boa dica! O curso Método Kabat, por meio da Educação a Distância, oferece ao profissional de fisioterapia conhecimentos sobre padrão de facilitação, reflexo, estímulo de estiramento e muito mais. Clique aqui e saiba mais!


  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)


  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário