sexta-feira, 16 de julho de 2021

Atuação do método Kabat


>







Os estímulos sensoriais e o feedback são muito importantes para o desenvolvimento e o controle da postura, dos movimentos, do equilíbrio, da coordenação e aprendizagem motora. O objetivo da fisioterapia consiste em levar a criança a assumir o controle dos movimentos modificando ou adaptando-os, para estimular o desenvolvimento motor, organizando o sistema a partir da plasticidade cerebral, ou neuroplasticidade, favorecendo assim uma reorganização cerebral, fator esse fortemente atuante nos primeiros seis meses a dois anos após uma lesão encefálica.

O atendimento de fisioterapia deve levar em conta sempre as etapas do desenvolvimento psicomotor normal e utilizar vários tipos de estimulação sensitiva e sensorial.

A FNP/método Kabat é uma filosofia de tratamento criada na década de 1950, que parte do princípio de que cada indivíduo possui um potencial não explorado e de um enfoque positivista.  O objetivo é promover ganho da funcionalidade por meio da facilitação, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares, utilizando-se de contrações concêntricas, excêntricas e estáticas, que são somadas à aplicação gradual de resistência e procedimentos facilitatórios, que procuram alcançar e se adequar as necessidades de cada indivíduo com déficits de movimento

 O método Kabat utiliza padrões de movimentos em espiral, rotacional e em diagonal, com sinergia dos grupos musculares, além da estimulação sensorial aplicada na pele a fim de facilitar o movimento, com toque e pressão, tração e compressão, estiramento acrescido de resistência ao movimento com o efeito proprioceptivo.

Ele utiliza também a movimentação reflexa como facilitadora do movimento voluntário. O estímulo auditivo e visual deve ser usado simultaneamente, assim como os comandos verbais. A facilitação neuromuscular proprioceptiva visa promover o movimento funcional por meio da facilitação, da inibição, do fortalecimento e do relaxamento de grupos musculares


  • Grupos de Terapias Manuais no Whatsapp
  • Ebook Avaliação Postural Completa
  • Combo de Fisioterapia na Ortopedia (+ de 80 ebooks!)


  • Comente:

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário